PROVAB 2013 abre vagas para os Municípios

O período para os municípios aderirem à segunda edição do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (PROVAB) foi iniciado pelo Ministério da Saúde no dia 02 de janeiro. O programa pretende estimular a atuação de profissionais na saúde básica em municípios que têm carência de pessoal na área.

Os gestores interessados em receber médicos pelo programa terão até o dia 1º de fevereiro para fazer a inscrição no site do PROVAB.

Esta versão do programa tem como novidade o pagamento de uma bolsa mensal de R$ 8 mil pelo governo federal para os médicos, além da obrigatoriedade de o profissional fazer uma pós-graduação, com 12 meses de duração.

As cidades citadas na Portaria nº 1377/2011 terão prioridade na contratação desses profissionais. Para estimular a ida para essas áreas, é oferecida pontuação adicional de 10% na nota dos exames de residência para os médicos que tiverem bom desempenho no primeiro ano de atuação no programa.

Os municípios serão responsáveis pelo acompanhamento da atuação dos profissionais na unidade básica de saúde. Os médicos também serão tutoreados por instituições formadoras, por meio de supervisores remunerados pelo Ministério da Saúde com bolsas no valor de R$ 3 mil.

Na primeira versão do programa, das 2 mil vagas abertas para médicos, apenas 366 estavam preenchidas em dezembro de 2012.

Confira o Termo de Adesão do PROVAB cedido pelo Ministério da Saúde:

http://189.28.128.99/provab/sistemas/provab/