Dr. Marcos Musafir assume direção do INTO

Presidente da Regional Rio nos anos de 1999 e 2000 e da SBOT em 2007, Dr. Marcos Esner Musafir assumiu a direção do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad em janeiro deste ano.

O médico ortopedista Marcos Esner Musafir é o novo diretor do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União do dia 15 de janeiro, em portaria assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

“O INTO é uma Instituição excecional, com equipes e profissionais sérios e dedicados, não é apenas um Hospital, mas um Centro Integrador. E o conhecendo mais a fundo agora, fico honrado em fazer parte dela. Os Ortopedistas de nosso Estado, que tanto trabalham promovendo um digno tratamento com bons resultados à população, estão convidados a conhecer as instalações do Instituto, que foram planejadas para incentivar a troca de conhecimentos, contribuindo de forma exemplar para o País e para a Rede de Ortopedia do Estado a funcionar bem, com o apoio da SBOT-RJ.”, declara o Dr. Marcos Musafir, que foi presidente da SBOT-RJ na gestão 1999/2000 e da Nacional em 2007.

Formado em Medicina há 32 anos, Musafir é servidor público federal desde 1983, quando entrou para o quadro de funcionários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e onde atua, desde então, como pesquisador e médico do Hospital Federal Clementino Fraga Filho.

É mestre em Ortopedia e Traumatologia pela UFRJ, onde também se especializou em Executivo em Saúde e Medicina Desportiva. Fez aperfeiçoamento em Traumatologia em Emergência na Universidade de Toronto, no Canadá.

Atua em pesquisas voltadas a temas como: suporte avançado à vida, politraumatizado, imobilizações, prevenção de acidentes automobilísticos e uso do cinto de segurança, com a publicação de diversos livros e trabalhos sobre esses assuntos.

É grande incentivador da aproximação da Sociedade Médica à Sociedade Civil através de ações que contibuam efetivamente para a redução do trauma. “Uma de nossas missões como médicos é a de PREVENIR e o trauma, segundo a OMS, é o maior problema de saúde pública deste novo século. Portanto é necessária a atitude esclarecedora de cada um de vocês para a população e para que os líderes da saúde e da área econômica de todos os países o orçamentem e o tornem uma das prioridades nos sistemas de saúde global”, declarou Musafir em artigo escrito especialmente para o Boletim de Ortopedia do Rio de Janeiro (BORJ).

Leia o artigo do Dr. Marcos Musafir no BORJ de junho/2012 na íntegra:

https://www.sbotrj.com.br/novoborj/9/#/15/zoomed

 

page0015_l