CURSO AVANÇADO CEC SBOT-RJ: DOR AXIAL NA COLUNA VERTEBRAL

Com o tema “Dor axial na coluna vertebral: uma abordagem multidisciplinar”, o primeiro Curso Avançado do ano da Comissão de Educação Continuada (CEC) SBOT-RJ foi realizado no último dia 11 de abril, na Casa do Ortopedista. Reunindo cerca de 60 participantes, o encontro científico proporcionou a oportunidade de visualizar, na prática, a parte teórica explanada.

A participação de diferentes profissionais da ortopedia e de outras áreas — reumatologia, radiologia, clínica da dor e medicina física — foi o grande diferencial. As especialidades se complementam no diagnóstico e no tratamento da dor axial na coluna vertebral. O programa contou com discussão de casos clínicos e atividades práticas, por meio do apoio de duas empresas parcerias da Sociedade (Novum Hospitalar e Per Prima) foi possível acompanhar técnicas para uma prótese total da cervical, artrodese cervical e artrodese lombar.

Coordenado pelos Drs. Sergio Gurgel e Luis Eduardo Carelli, o Avançado abordou desde a origem e as características da dor não neuropática da coluna vertebral até o diagnóstico diferencial. “Várias causas podem ocasionar dores na coluna. Por ser complicado, o tema deve ser bem explorado para que a avaliação seja completa. Parâmetros globais com exames radiológicos que oferecem uma boa qualidade de imagem, por exemplo, auxiliam no cuidado aos pacientes”, comentou Dr. Luis Eduardo Carelli, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO).

Para o radiologista mestre em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Dr. Eduardo Mendes Klumb “a troca entre as especialidades é um benefício ao paciente, pois ele ganha tempo no tratamento”, aponta.

Dr. Ricardo Cunha, do Hospital Universitário Clementino Braga (HUCFF), falou sobre a investigação clínica da dor axial vertebral sob a visão do clínico da dor, apresentando o tratamento farmacológico e os bloqueios vertebrais; Dra. Silvana Mendonça e Dr. Cesar Augusto Salazar Gutierrez, ambos da Clínica de Diagnóstico Por Imagem (CDPI), abordaram a RM na investigação da dor vertebral; Dr. Márcio Schiffer, do INTO, ponderou sobre quando o problema é no ombro, e não na coluna.

Novas queixas geradas pela modernidade, como dor na cervical pelo uso do celular, foram apontadas pela Dr. Simone Pedras. Membro da SBOT-RJ e um dos coordenadores da iniciativa, Dr. Sérgio Gurgel (HUCFF), explanou sobre a dor axial lombar degenerativa, participando ainda como moderador dos casos clínicos apresentados.

O presidente da CEC SBOT-RJ, Dr. Marcos Giordano, ressaltou que o primeiro Curso Avançado no ano foi de encontro à proposta da Comissão para 2015: “Atuar de uma maneira multidisciplinar, interagindo com Sociedades científicas com o intuito de oferecer os melhores tratamentos ao paciente”. Ele ainda palestrou sobre quando o problema da dor axial na coluna é na verdade no quadril.

Acompanhe o calendário das atividades da CEC SBOT-RJ por aqui e fique por dentro dos próximos Cursos Avançados que serão promovidos em 2015.