CDP SBOT-RJ NEGOCIA SUSPENSÃO DE CREDENCIAMENTO DE CLÍNICAS COM SEGURADORA

Em decisão unilateral, A SulAmérica Seguros descredenciou do Raio X grande parte das Clínicas Ortopédicas que não têm médico radiologista em seu corpo clínico para emitir laudo técnico do exame. Baseados em consultas aos órgãos federais de medicina, a SulAmérica formou entendimento próprio que só manterá credenciadas aquelas clínicas que apresentam médicos radiologistas responsáveis pelo emissão do laudo médico.

Além de ferirem o código de ética médica, as referidas consultas apresentadas em reunião realizada no dia 28/03/2018 entre SBOT-RJ, CREMERJ, ACCOERJ e representantes da SulAmérica, na sede do CREMERJ, foram contundentemente derrubadas e melhor interpretadas pelos representantes médicos presentes na ocasião. A SBOT-RJ, no ato representada pelo Dr. Alberto Daflon, presidente da Comissão de Defesa Profissional (CDP) da SBOT-RJ, e pelo Dr. Ricardo Bastos, membro da CDP e conselheiro do CREMERJ, uniu-se ao CREMERJ e ACCOERJ, ali representadas por seus presidentes e diversos conselheiros e membros, exigindo que a seguradora suspendesse de imediato os descredenciamentos feitos até que o ofício a ser redigido pelo grupo fosse analisado pela SulAmérica.

O representante e superintendente para o Rio de Janeiro da SulAmérica fechou questão pela não suspensão do descredenciamento, mas requisitou que o ofício fosse encaminhado para pronta análise da seguradora.

Entendendo que não mais havia o que se buscar naquele momento junto à SulAmérica, a participação da mesma foi encerrada e os médicos presentes deliberaram pela imediata suspensão do atendimento dos usuários dessa seguradora até que a questão seja resolvida.