PRESIDENTE DA SBOT-RJ ABRE VIII ENCONTRO DE CIRURGIA DO QUADRIL SBQ/RJ

Evento aconteceu entre os dias 22 e 23 de junho, em Itaipava

 

O presidente da SBOT-RJ, Dr. Carlos Alberto Araújo Neto, abriu o VIII Encontro do Curso de Cirurgia do Quadril SBQ/RJ, no dia 22 de junho, em Itaipava. O curso, que teve dois dias de duração contou com uma intensa programação científica, incluindo palestras e discussões de casos clínicos, com a participação inédita de palestrantes internacionais. Ao todo, mais de 50 conferencistas estiveram presentes no evento, que reuniu cerca de 200 ortopedistas de várias regiões do país.

No seu discurso de abertura, o Dr. Carlos Alberto Araujo, destacou o orgulho em fazer parte do evento, a alegria em reencontrar colegas de trabalho e enfatizou o apoio da SBOT-RJ à eventos da especialidade. “Atualização e congregação entre ortopedistas se faz importante para o crescimento da categoria”, disse.

Os principais assuntos discutidos no Curso foram trauma do quadril (fraturas da pelve, acetábulo e proximal do fêmur), osteotomias, artroscopias do quadril, artroplastias primárias e artroplastias de revisão.

Dr. Sérgio Delmonte, coordenador do evento, relembrou a primeira edição do Curso, que aconteceu em 1998, quando o Dr. Jorge Penedo estava à frente da SBQ/RJ e falou sobre as novidades desta edição. “Além dos quatro convidados internacionais – o que é inédito, estamos reunindo os nomes dos mais importantes especialistas no assunto do país. São 26 convidados do Rio de Janeiro e 28 de outros estados brasileiros”, pontuou.

O primeiro dia do evento (22) contou com mesas redondas que debateram casos clínicos. Na parte da manhã, assuntos como fraturas proximais do fêmur e fraturas da pelve e acetábulo foram mediadas pelos Doutores Sérgio Franco e João Matheus Guimarães, ambos do Rio de Janeiro. E no fim do dia o Dr. Emerson Honda, de São Paulo, mediou a mesa ATQ em situações especiais. Quadril do atleta, impacto femoroacetabular e módulo cerâmica foram outros temas apresentados nesse dia.

Acompanhando o presidente da SBOT-RJ, estava o presidente da Sociedade Brasileira de Quadril – Regional Rio (SBQ/RJ) , Dr. Cláudio Feitosa, que destacou o intercâmbio técnico que o Curso proporciona. “Além de promover a atualização de nossos colegas, abrimos espaço para a integração entre especialistas de diferentes lugares”, disse.

Já o presidente nacional da SBQ Guydo Marques, enfatizou a importância do evento e seu crescimento ao longo dos anos. “É um evento já tradicional no calendário da SBQ e que possui importância significativa na fusão de conhecimentos. É com grande orgulho que vemos a cada ano o curso crescer e aprimorar cumprindo claramente a função da SBQ que é a difusão de conhecimento”, pontuou.

O sábado, 23, foi inaugurado com uma mesa redonda mediada pelo Dr. Marcos Giordano, do Rio de Janeiro, com o assunto “ATQ como eu faço” e ainda debateu assuntos como: atualização no diagnóstico e tratamento das infecções, complicações em ATQ e ATQ revisão.

Entre os palestrantes internacionais estavam os colombianos Dr. Julio Cesar Palacio e Dr. Javier Perez. Palacios destacou a integração entre os países latinoamericanos nos estudos da área e enfatizou que as fronteiras que existem entre os países são geográficas e não dos conhecimentos. Já Dr. Perez comentou sobre como a integração acontece. “Nós encontramos problemas e dificuldades em comum. Portanto, esses encontros permitem a compartilhar experiências, nessecidades e o que considero mais importante, que é o planejamento do trabalho em conjunto”, declarou. O britânico John Charity, do Princess EElizabeth Orthopaedic Centre e o alemão Thomas Leonhard foram os outros dois palestrantes internacionais do evento.