PÉ E TORNOZELO FORAM TEMAS NO ORTOCURSO DE AGOSTO

Edição contou com a participação do Dr. Rafael Trevisan Ortiz (IOT/HCFMUSP)

Pé cavo, pé reumatoide, pé charcot e fratura do tálus foram alguns  dos temas abordados no último OrtoCurso 2018. Realizado na sede SBOT-RJ, no dia 04 de agosto, esta edição –  com foco em pé e tornozelo – contou com a participação do Dr. Rafael Trevisan Ortiz , do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – IOT/HCFMUSP e com mais quatorze especialistas na especialidade dos mais diversos institutos e hospitais do Rio de Janeiro.

Entre os residentes estava Heloá Souza de Oliveira, R1 do Hospital Servidores do Estado, que estreou no seu primeiro OrtoCurso. “Embora a prova ainda esteja longe para mim, considero iniciar os estudos desde já importante, pois garante uma boa bagagem quando chegar a hora. E acredito que frequentar as aulas do OrtoCurso podem ser um caminho para auxiliar nesse processo, afinal, todos que já passaram por aqui sempre recomendam em especial pelas provas e workshops aplicados”, declarou Heloá.

O Dr. Rafael Trevisan agradeceu o convite e  se declarou honrado em participar do OrtoCurso. “Cada Regional possui uma dinâmica de preparar seus residentes para o TEOT, um momento tão importante na vida profissional do ortopedista. O que é realizado aqui na SBOT-RJ é genial, com uma estrutura organizada e muito bem pensada, é uma honra para mim ser convidado a estar contribuindo, de alguma maneira com esse processo”, disse.

Na parte da manhã, além das palestras abordando os mais variados assuntos sobre a especialidade, foram oferecidos dois workshops para os residentes do terceiro ano: hálux valgo e fixador externo transarticular, além de uma discussão de caso sobre ângulos do pé com a participação dos doutores Maurilio Mendes e Felipe Delocco, responsável pelo módulo Pé e Tornozelo da CET/RJ.  À tarde, turno dedicado aos residentes do primeiro e segundo ano, a palestra sobre anatomia e radiologia do pé e do tornozelo abriu o turno, que foi encerrado com a abordagem da instabilidade do tornozelo.

O próximo Ortocurso será realizado no dia 01 de setembro, no horário  das 8h às 17h na sede da SBOT-RJ, em Botafogo. Esse módulo será focado em coluna e contará com quatro bancadas e dois workshops.