COLUNA FOI TEMA DA SEXTA EDIÇÃO DO ORTOCURSO

Com foco em coluna, a sexta edição do OrtoCurso 2018 foi realizada no último sábado, 01, na sede da SBOT-RJ, em Botafogo. Este módulo contou com a participação de dezesseis especialistas na modalidade do Rio de Janeiro e com a presença do Dr. Herton Tavares Costa, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Ribeirão Preto), que palestrou sobre estenose do canal vertebral, cifose de  scheuermann e escoliose, entre outros assuntos.

“A SBOT-RJ é bastante atuante e de grande importância no cenário nacional da ortopedia. É uma honra ter recebido o convite e poder contribuir com meu conhecimento. Vejo esse curso como aperfeiçoamento e amadurecimento não apenas para o exame, mas para a vida profissional, afinal conhecimento continuado é muito importante, ainda mais em uma área como a ortopedia, que está em constante evolução”, disse o Dr. Herton, que agradeceu o convite.

A parte da manhã, dedicada aos residentes do terceiro ano contou com oito palestrantes, que abordaram os mais diversos assuntos, geralmente recorrentes no TEOT, como TRM, fratura toracolombar, hérnia discal lombar, espondilolistese, entre outros. Ainda na parte da manhã foi realizada a discussão de caso com RNM e foi oferecido um workshop: demonstração de implantes (parafuso pedicular).

Entre os residentes presentes, estava o Dr. Fábio Fagundes, residente do terceiro ano do INTO e que deseja se especializar em coluna. “Frequento os OrtoCursos ao longo da residência desde quando era R1. E o que percebo é a pertinência das escolhas dos temas abordados, sempre os que prevalecem nas provas do exame. Hoje, por exemplo, vemos assuntos que possuem morbidade grande e de grande prevalência nos consultórios ortopédicos. Além disso, os workshops dão a oportunidade dos que não possuem coluna nos serviços de residência de conhecer um pouco dos procedimentos realizados nessa especialidade”, declarou.

A tarde, turno dedicado aos residentes do primeiro e do segundo ano, assuntos como semiologia clínica, anatomia e vias de acesso, medições radiográficas e estenose lombar foram alguns dos temas apresentados. Além das palestras e workshops são aplicadas duas  provas para avaliação dos conhecimentos dos participantes.

O próximo OrtoCurso será realizado no dia 22 de setembro e será focado na especialidade Trauma.