ORTOPEDIA PEDIÁTRICA FOI TEMA DO ÚLTIMO ORTOCURSO

Encontro foi realizado no último sábado, dia 06

Com foco em ortopedia pediátrica, foi realizado no último sábado, 06, mais uma edição do OrtoCurso, que reuniu residentes do primeiro, segundo e terceiro ano. Entre os quinze especialistas que participaram desse módulo, estava o convidado especial, Dr. Francisco Nogueira, de Belo Horizonte. Esta edição contou com três workshops: suspensório de pavlik, baby hip e baby foot e com uma extensa programação, que abordou os mais diversos assuntos recorrentes na prova do TEOT.

“Me sinto honrado em ter sido convidado para participar desse curso oferecido pela Regional RJ, e pude constatar a eficácia do modelo desenvolvido pela SBOT-RJ e o interesse dos residentes em participar desse treinamento”, declarou o Dr. Francisco Nogueira, ortopedista pediátrico no Hospital Mater Dei e Hospital Universitário de Ciências Médicas, em Belo Horizonte.

A programação na parte da manhã, voltada para residentes do terceiro ano contou com palestrantes que abordaram assuntos como: osteogênese imperfecta, artrogripose, mielomeningocele, paralisia cerebral e doença de legg-calvé-perthes, entre outros. Já na parte da tarde, turno dedicado aos residentes do primeiro e segundo ano alguns dos  assuntos abordados foram: pé torto congênito, doença de blount, maus tratos e patologias da placa fisária.

OrtoCurso Módulo Trauma

Já no fim de setembro, dia 22,  foi realizado o Módulo Trauma do OrtoCurso, que abordou assuntos como: controle do dano, lesão de anel pélvico,  fratura supracondiliana do úmero na criança. Ainda teve discussão de caso (fratura diafisária do fêmur e tíbia) e dois workshops: haste Intramedular de tíbia e lesão de anel pélvico.

Entre os participantes desta edição esteve presente o residente  José Cosmo Ferraz, que é natural de São Luis (MA) e que atualmente mora em Muriaé (MG), onde faz residência médica na Casa de Caridade do município. Ele conta que começou a frequentar os Ortocursos da SBOT-RJ este ano.

“A SBOT-RJ tornou-se para mim, ao longo de 7 meses, “um marco” no direcionamento e preparação do estudo para a prova de título do TEOT estabelecida pela SBOT. Além do mais, ver a opinião e a experiência de diferentes mestres do ensino ortopédico de diferentes regiões do Brasil só corroboram com a eficiência e excelência do ensino desenvolvida pela SBOT-RJ. Os workshops realizados em cada módulo ajudam a planejar as habilidades cirúrgicas sob a fundamentação teórica estabelecida pela AO. Do ponto de vista teórico-prático, a SBOT-RJ me modificou positivamente, como residente em Ortopedia, para a vivência profissional e para a vida.”, disse.

O próximo Ortocurso será realizado no dia 27  de outubro, no horário das 8h às 17h na sede da SBOT-RJ, em Botafogo. Esse módulo será focado em Quadril e contará com quatro bancadas e dois workshops. O convidado especial dessa edição será o Dr. Alexandre Pena Torini. As inscrições e programação já estão disponíveis no site da SBOT-RJ.