CET-RJ INICIA 2019 PROMOVENDO ATIVIDADES VISANDO A PREPARAÇÃO DO RESIDENTE PARA O TEOT

Com foco na preparação do residente que se planeja para a prova de Título (TEOT), a Comissão de Ensino e Treinamento (CET) da SBOT-RJ iniciou o planejamento 2019 com duas atividades em janeiro. No dia 19 foi realizado na Sede da Regional, o Simulado Escrito 100 questões e no dia 26, no INTO, o Simulado Oral e Físico.

“O Simulado Oral e Físico consiste em reunir vários ortopedistas membros da Regional que se mobilizam para ser examinadores dos residentes do terceiro ano que estão se preparando para a prova, tradicionalmente aqui no INTO, que nos cede o espaço.  São 08 casos clínicos com duração de 48 minutos cada parte da prova oral. Já o exame físico consiste em avaliar o conhecimento do residente do terceiro ano na semiologia ortopédica.A prova é bem planejada e cada residente tem o acompanhamento de dois examinadores em cada módulo. Ao final da prova, o residente recebe uma nota que permite a ele saber como ele está nesta reta final para o exame de especialista”, disse o presidente da CET-RJ, Dr. Marcelo Ricardo.

Para a residente Dr. Marcela Rocha Dias Silva, do INTO, o treinamento é interessante e importante pois além de prepara-los tecnicamente também auxilia psicologicamente. “O treinamento é importante para o aprendizado do residente  já que os assuntos abordados são os que caem na prova do título. Além disso, o molde em que o simulado é aplicado é bem semelhante ao modelo do TEOT, o que acaba sendo um auxílio psicológico também”, falou.

Aprovado no exame em 2018, Dr. Márcio Liu, que alcançou a primeira colocação no Programa de Integração e Educação Continuada da CET-RJ/2017, esteve este ano como examinador e contou um pouco da experiência. “Nos meus anos de residência participei ativamente de todas as ações promovidas pela SBOT-RJ e posso afirmar que as atividades tiveram sim um peso no resultado final, em especial, esse simulado que estamos realizando aqui hoje, pois nos ajuda a ter uma moção importante no preparo que estamos tendo e dando uma prévia de como o TEOT funciona na prática. Hoje, estou do outro lado tendo a experiência de estar aqui como examinador e isso é gratificante”, contou.

Dr. Telmo José dos Santos Magalhães, que atuou no Simulado Oral e Físico como examinador, relembrou a tradição dos cursos oferecidos pela Regional e a continuidade na importância para aprimoramento do profissional. “Fiz  a residência médica em 1984 no Fundão e nessa época já existia o curso de atualização da SBOT-RJ e eu posso afirmar que desde essa época o curso era oferecido com um bom aspecto científico e assim continua.”, disse.