ORTOCURSO MÓDULO ONCOLOGIA FOI REALIZADO NO DIA 16 DE MARÇO

Edição contou com a participação de 04 convidados especiais

Na semana anterior ao TEOT foi realizado o módulo de Oncologia do OrtoCurso, preparatório da SBOT-RJ para treinamento de residentes que se preparam para a prova de titulo. Esta edição do evento ocorreu em parceria com o primeiro OncoCurso – da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO), que proporcionou a participação de quatro convidados de outros Estados, todos referências na área.

Ao todo foram dez especialistas no tema que abordaram diversos assuntos recorrentes na prova de titulo, como: biópsia e estadiamento;  princípios da cirurgia oncológica; doença de Paget; cisto ósseo simples e aneurismático; tumores cartilaginosos benignos; osteoblastoma e tumor de células gigantes, entre outros. Ainda foi realizado mesa redonda moderna e aplicada uma prova com trinta questões sobre a especialidade, cujas questões foram discutidas ao fim do evento.

Entre os convidados estava Dr. Olavo Pires de Camargo (SP), Chefe no IOT, da Universidade de São Paulo (USP). Ele relatou sua participação no TEOT durante anos e destacou a satisfação de estar do “outro lado” da história. “Fiquei durante 27 anos participando do TEOT e estar agora, contribuindo com minha experiência para preparação dos residentes é gratificante. Nosso exame é importante e acredito ser necessário continuar preparando residentes  para que nossos especialistas graduados e credenciados pela SBOT-RJ façam diferença no Brasil.”, disse.

A atualização profissional foi o fator de destaque apontado pelo Dr. Rodrigo Gandra, chefe do serviço de Ortopedia do Hospital da Baleia e Hospital vera Cruz (Belo Horizonte – MG). “O evento é fundamental para atualizar nossos colegar sobre as melhores  práticas, ainda mais quando se trata de situações tão difíceis como em caso de tumor. Para isso, o curso conta com a presença de profissionais que estão por dentro das mais adequadas e modernas práticas “, disse.

Dr. Edgar Engel, um dos quatro convidados é docente na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP/SP) e compartilhou sua visão sobre o curso. “É uma iniciativa interessante e na minha visão possui dois objetivos principais: que é preparar o candidato para a prova, que de fato é bem difícil, mas, também, de trazer conteúdo para os residentes de maneira condensada por pessoas com experiência no assunto.”, comentou.

O próximo Ortocurso será realizado no dia 13 de Abril, na sede da SBOT-RJ, em Botafogo. Esse módulo será focado em Trauma e contará com quatro bancadas e quatro workshops. As inscrições e programação já estão disponíveis no site da SBOT-RJ.